A Psicoterapia pode melhorar sua qualidade de vida

A Psicologia em sua vida - Nayara Carmo
A Psicóloga em sua vida
23 de maio de 2018
Exibir tudo

A Psicoterapia pode melhorar sua qualidade de vida

 

A psicoterapia é uma grande aliada para auxiliar àqueles que desejam trilhar um caminho de sucesso, por meio da resolução de conflitos internos, como fobias, angústias e incertezas.

Justamente, por isso, hoje falaremos sobre alguns benefícios da psicoterapia, explicando como ela pode te auxiliar a aprender lidar com suas emoções de forma saudável.

 

Mas, afinal o que é psicoterapia?

 

A psicologia estuda todos os aspectos do funcionamento interno da mente de um indivíduo (memória, sentimentos, pensamento e percepção). Além disso, trata sobre as funções de relação, como o comportamento e a fala, a inteligência e a aprendizagem e o desenvolvimento da personalidade.

Alguns métodos são utilizados para a observação, coleta de histórias e avaliação de funções cognitivas. A aplicação dessas técnicas do campo da psicologia é chamada de psicoterapia, que se constitui no processo de autoconhecimento.

 

Quais os benefícios da psicoterapia?

 

A psicoterapia promove melhoria na qualidade de vida do indivíduo, ao promover mudanças de comportamento e compreensão acerca das emoções. O objetivo é descobrir as origens do comportamento, para que o tratamento seja focado direto na causa.

Além disso, muitos conflitos internos estão relacionados com a perda de autoestima, mas com a psicoterapia ela pode ser recuperada de forma gradativa. Ao longo do tratamento, o paciente começa a se perceber de uma forma diferente e mais positiva.

Outro benefício da psicoterapia é que ela auxilia a entender os sentimentos. Você deve saber o quanto é frustrante não entender ou ter dúvidas em relação ao que sente em determinado momento. Assim, a psicoterapia ajuda para que pouco a pouco as sensações se organizem e você saiba identificar de onde vem cada uma delas, percebendo-as uma a uma, separadamente.

 

Como é desenvolvida a psicoterapia?

 

Existem muitas formas de esclarecer sentimentos, seja por meio das orientações do terapeuta, desenhos, escrita e expressões corporais.

Nesse momento, o paciente tem a oportunidade de aliviar a mente e o coração, colocando para fora todos os sentimentos, dores e angústias, sem o medo de ser julgado, afinal, quem está do outro lado é um profissional.

 

Por que fazer psicoterapia?

 

Quando você tem algum problema psicológico ou emocional não resolvido, ele pode começar a se manifestar por meio de sintomas físicos, como dores de cabeça e pelo corpo, perda de apetite, insônia, excesso de sono, tensão muscular e outros. É o que se chama de doença psicossomática.

Ao resolver esses problemas por meio da psicoterapia, os sintomas vão embora e a qualidade de vida retorna.

Bem, agora que você sabe como a psicoterapia pode te ajudar, procure um profissional de sua confiança para cuidar da sua saúde emocional.

Nayara Carmo
Nayara Carmo
Nayara Carmo é Psicóloga, formada pela PUC/GO, especializando em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental.

Deixe uma resposta