A Psicoterapia pode melhorar sua qualidade de vida
23 de maio de 2018
Saúde emocional na infância - Nayara Carmo Psicóloga Goiânia
Saúde emocional na infância
23 de maio de 2018

 

As pessoas passam por problemas emocionais diariamente, entretanto, é difícil para a maioria entender as causas e as consequências que eles podem gerar. Quando percebem que algo está fora do normal, é comum procurarem auxílio com psicólogos e terapeutas. Todavia, esses profissionais podem auxiliar também na prevenção de conflitos internos, o que seria ideal para garantir uma vida mais saudável.

Para te ajudar a identificar as razões e o melhor momento para procurar ajuda psicológica, falaremos um pouco sobre as funções e forma de atuação dos psicólogos.

 

Razões para procurar uma psicóloga

 

O autoconhecimento é um pilar para se resolver qualquer problema. É preciso conhecer a si mesmo para conseguir identificar sentimentos, características, pensamentos e angústias. A partir disso, você aprende a lidar melhor com as pessoas e com os problemas do dia a dia.

Neste sentido, uma psicóloga será a profissional que te ajudará a trilhar esse caminho. Muitas pessoas só procuram este tipo de auxílio quando se veem cansadas, defasadas e sem ânimo. É importante citar que, esses são sintomas comuns do desgaste emocional. É interessante que você conheça a fundo o papel do psicólogo, pois assim é mais fácil compreender a importância e o papel desse profissional para a manutenção da sua saúde e qualidade de vida.

 

A função da psicóloga

 

A função da psicóloga é trabalhar nas questões associadas aos conflitos internos que gerem incômodos para si e dificultem a convivência social. Diante disso, a atuação profissional colaborará para que sejam identificadas as origens e sugestões para a solução destes conflitos.

Entretanto, a terapia não é em si uma solução em que tudo muda e se cura por si só. Trata-se de um processo gradativo em que o paciente fortalecerá sua autonomia e independência, de forma que possa alinhar suas ações com o deseja para a sua vida.

 

O papel da psicologia na manutenção da saúde emocional

 

Na avaliação psicológica ocorre a elaboração do psicodiagnóstico da personalidade, da compreensão e/ou deterioração mental.

No acompanhamento do processo psicoterapêutico haverá suporte e definição de procedimentos psicológicos capazes de diminuir, aliviar e até mesmo extinguir o sofrimento da pessoa. Com isso se consegue reestabelecer o equilíbrio emocional

 

Quando procurar uma psicóloga

 

A verdade é: todos nós devemos passar por acompanhamento psicológico eventualmente para compreender nossas emoções e diferenciar razão, ego, identidade, vontade, desejo e alinhar equilibradamente nossos sentidos. No geral a busca por terapia acontece durante crises existenciais, traumas, dificuldades de concentração, falta de estímulo e outros sintomas decorrentes de depressão, estresse, ansiedade ou outras anomalias psíquicas.

Cada ser humano possui necessidades, desejos conscientes e subconscientes e, por vezes, conflitos superficiais ou profundos em que o apoio psicológico permitirá direcionar ações que gerem impacto positivo na sua vida, reestruturando seu EU.

Nayara Carmo
Nayara Carmo
Nayara Carmo é Psicóloga, formada pela PUC/GO, especializando em Neuropsicologia e Terapia Cognitivo Comportamental.

Deixe uma resposta